Pular para o conteúdo

O impacto do cansaço e como afeta a produtividade

gestora impactada pelo cansaço

O ritmo intenso de trabalho atualmente impõe grandes demandas, resultando em menos horas de sono e descanso para os funcionários, gerando um esgotamento tanto mental quanto físico. 

Como consequência, esse excesso de cansaço afeta de forma perceptível a criatividade, a memória e a capacidade de tomar decisões corretas.

Esse tipo de comportamento pode ser arriscado e, na verdade, comprometer a própria prosperidade da empresa. 

O desgaste físico e mental impacta diretamente a capacidade de inovação, que é um dos principais diferenciais competitivos das empresas nos dias de hoje.

O impacto do cansaço mental na produtividade 

O cansaço mental pode ser definido por uma exaustão psicológica que reduz a energia normalmente usada para atividades diárias, como interagir socialmente, trabalhar e aproveitar o tempo livre.

Além do impacto na rotina, podem aparecer sintomas físicos, cognitivos e emocionais, e sem os cuidados certos, corre o risco de evoluir para outros distúrbios mais graves.


Os impactos podem custar alto para as empresas, com estudos tendo revelado que empresas americanas perdem cerca de 6 bilhões de dólares por problemas relacionados ao cansaço.

Algumas formas de identificar o cansaço mental, pode ser:

  • Falta de concentração;
  • Falta de energia ou desânimo;
  • Dores musculares;
  • Falta de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Nervosismo;

As causas do cansaço mental pode ser por diversos fatores, como por exemplo:

  1. Muitos estímulos e informações;
  2. Distúrbios emocionais ou mentais;
  3. Excesso de telas.

O impacto do cansaço mental na Liderança

A situação se torna ainda mais complicada quando se analisam os profissionais em posições de liderança. 

Quem possui mais experiência frequentemente enfrentam uma carga de trabalho intensa, o que limita suas oportunidades de insights em inovações e melhorias no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa piloto revelou que pessoas com maior escolaridade tendem a trabalhar mais horas por dia, chegando a ficar conectadas ao trabalho por longos períodos nos fins de semana. 

Esse excesso de horas de trabalho e a falta de tempo livre para descansar e refletir prejudicam o bem-estar e a qualidade do sono, impactando de forma negativa a produtividade e a criatividade dos funcionários.

Como reduzir os impactos do cansaço mental

É essencial que as empresas reconheçam a importância de investir no bem-estar e na saúde mental de seus funcionários, pois esses fatores são vitais para impulsionar a criatividade e a inovação. 

O esgotamento compromete a capacidade de pensar de maneira inovadora e solucionar os desafios do ambiente corporativo.

Assim, cabe às lideranças garantir um ambiente de trabalho equilibrado, estimulante e saudável. Ao promover uma cultura que valorize o descanso, a desconexão e a criatividade, as empresas colherão os benefícios da inovação, destacando-se em um mercado cada vez mais competitivo. 

Equipes renovadas e motivadas são fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

E com o trabalho remoto não é diferente. A empresa precisa possuir um controle de acesso, que além de limitar quem pode ter acesso a documentos e planilhas, também restringe por horário.

Dessa forma, é possível impedir o excesso de horas extras, o acesso fora do horário de trabalho, como por exemplo aos finais de semana. 

A Conecta Suite é uma ferramenta que além de fornecer o controle de acesso, limitando colaboradores ao ambiente digital da empresa por horário, sistema operacional, DNS, VPN e IP, é possível gerenciar mensagens de férias, ausência ou feriado e muito mais!

Teste grátis por 14 dias!

Outros artigos

Conheça a