Pular para o conteúdo

Como deixar seu domínio seguro no Google Workspace

Gestor deixando o dominio seguro no google workspace

 

Para evitar problemas de envio e recebimento de e-mails é de extrema importância que seu domínio esteja bem configurado com os registros de DNS recomendados pelo servidores de e-mails, como MX, SPF e DKIM. 

O registro MX indica como as mensagem devem ser encaminhadas para o seu domínio através do Protocolo de Transferência de Correio Simples (SMTP), é de extrema importância ter os registros MX bem configurado para evitar problema no recebimento de e-mails no seu domínio, para isso, acesse: O que é o registro MX e para que serve ?

O SPF é um método padrão de autenticação de e-mail. Ele protege seu domínio contra spoofing (falsificações) e impede que as mensagens enviadas sejam marcadas como spam pelos servidores de recebimento. Saiba mais sobre A importância do registro SPF no envio de e-mails.

E por último o DKIM para proteger o domínio contra spoofing e evitar que suas mensagens enviadas sejam marcadas como spam. Saiba Como gerar a chave DKIM no seu painel Google Workspace. 

Todas as configurações acima são necessárias para deixar o seu domínio seguro e assim garantir um bom fluxo de e-mails, evitando que seu domínio seja classificado como blacklist

O que são as Domain Blacklists?

A lista negra de domínios é uma lista de endereços de e-mail ou de sites da internet que foram identificados como sendo fontes potenciais de spam ou outras formas de mensagens não solicitadas ou perigosas. Ela é usada por provedores de serviços de correio eletrônico, provedores de serviços de internet, provedores de serviços de segurança da informação e outros para proteger seus usuários de ameaças online.

Existem muitos serviços gratuitos e pagos que permitem verificar se um domínio está listado em uma blacklist. Alguns dos mais conhecidos são o Mx toolbox e o MultiRBL. O Mx toolbox é um verificador gratuito que permite que você verifique o estado de uma blacklist em uma série de fontes conhecidas. Já o MultiRBL é um verificador de listas negras que combina várias fontes de listas negras em um só lugar, facilitando a verificação de uma blacklist.

Ao verificar se o seu domínio está listado em uma blacklist, você pode tomar medidas para corrigir o problema e proteger a reputação da sua marca. Isso inclui a remoção de endereços de e-mail ou links infectados, a atualização de software e a implementação de medidas de segurança adicionais para evitar futuras infecções.

Em resumo, as blacklists de domínios são ferramentas importantes na luta contra o spam e outras ameaças online. Ferramentas como o Mx toolbox e o MultiRBL oferecem aos usuários a oportunidade de verificar rapidamente se o seu domínio está listado em uma blacklist e tomar medidas para proteger a sua presença na internet.

Importante: Caso não saiba o que um servidor DNS acesse a central de ajuda da Cloudflare: O que é DNS.

Outros artigos

Conheça a