Pular para o conteúdo
Início » A importância do registro SPF no envio de e-mails

A importância do registro SPF no envio de e-mails

 

Esse registro protege contra spoofing e phishing e ajuda a impedir que mensagens sejam marcadas como spam. 

O SPF é um método padrão de autenticação de e-mail. Ele protege seu domínio contra spoofing e impede que as mensagens enviadas sejam marcadas como spam pelos servidores de recebimento. O SPF específica os servidores de e-mail que podem enviar e-mails para seu domínio. Os servidores de e-mail de recebimento usam o SPF para confirmar que mensagens recebidas que pareçam do seu domínio foram enviadas de servidores autorizados por você.

Sem o SPF, as mensagens enviadas pela sua organização ou por um domínio que pertença a você têm mais chance de serem marcadas como spam pelos servidores de e-mail de recebimento

O registros SPF do Google é padrão para todos os clientes Workspace: 

Registro SPF

Em branco ou @

TXT

Para autorizar servidores de e-mail do Google:

v=spf1 include:_spf.google.com ~all

Para inseri-lo no seu domínio siga o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse o servidor DNS do seu domínio, caso não saiba qual o servidor do seu domínio acesse esse link, insira o seu domínio e verifique na opção NS.  

Validar_SPF

2. Verifiquei se o domínio já possui algum registro TXT que tenha o valor iniciado por “v=spf1…”, caso já tenha será necessário validar internamente se vocês utilizam alguma outra plataforma de envio de e-mail.  

3. Caso o domínio não tenha nenhum registro SPF,  adicione novo registro TIPO TXT e insira o valor:  v=spf1 include:_spf.google.com ~all. 

Observação: Alguns DNS solicitam que o registro seja inserido entre aspa “v=spf1 include:_spf.google.com ~all”

Exemplo de DNS

Observação: No print acima estamos utilizando como modelo o DNS da cloudflare, mas não são todos os DNS que seguem esse modelo, então caso tenha alguma dúvida entre em contato com o suporte do seu servidor DNS. 

4. Após a inserção, clique em Salvar. 

O registro pode levar alguns minutos para entrar em propagação, mas você pode consultar neste linkObservação: Caso o seu domínio já tenha algum registro SPF configurado no DNS, conforme mencionado acima, será necessário inserir o registro do Google juntamente com o registro existente.

Exemplo: “v=spf1 include:_spf.google.com +ip4:34.206.221.129 ~all”

 

Importante: Além do registro SPF é importante que seu domínio também tenha o registro DKIM configurado na zona DNS, dessa forma a entrega dos seus e-mails se torna ainda mais segura. Saiba mais em Como gerar o registro DKIM para o seu domínio.  

 

%d blogueiros gostam disto: