Pular para o conteúdo
Início » O que é o registro MX e para que serve ?

O que é o registro MX e para que serve ?

São os valores que devem ser usados nas configurações DNS do seu domínio para configurar os registros MX do Gmail no Google Workspace. Cada registro aponta para um novo servidor de e-mail do Google.

Esses registros são responsáveis pela entrega dos e-mails para o seu domínio,  mas caso o seu domínio esteja sem esse registro ou mal configurado você terá problema no recebimento de e-mail.  

Observação: os campos de nome e valor podem variar de acordo com o host de domínio. Além disso, em determinados hosts é preciso adicionar um ponto final depois do nome do servidor.

Por exemplo: ASPMX.L.GOOGLE.COM.

Nome/Host/Alias TTL* (Time to Live) ou vida útil Tipo de registro Prioridade Valor/Resposta/Destino
Em branco ou @ 3600 MX 1 ASPMX.L.GOOGLE.COM
Em branco ou @ 3600 MX 5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM
Em branco ou @ 3600 MX 5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM
Em branco ou @ 3600 MX 10 ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM
Em branco ou @ 3600 MX 10 ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM

A Prioridade identifica os servidores de e-mail do Google, os e-mails serão entregues primeiro no servidor com prioridade “1”, pois o mesmo terá a maior prioridade e o “10” menor prioridade, caso tenha algum problema na entrega para esse servidor o Google irá entrega a mensagem para os demais.  

Para inseri-lo no seu domínio siga o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse o servidor DNS do seu domínio, caso não saiba qual o servidor do seu domínio acesse esse link, insira o seu domínio e verifique na opção NS. 

Validar_SPF

2. Na sua zona DNS, clique em adicionar novo registro e na opção Tipo/Type selecione o MX. 

Inserir-Mx

Observação: Dependendo do seu servidor DNS é necessário preencher a opção Name com o nome do domínio ou com @, em caso de subdomínios (exemplo: teste.conectanuvem.com.br) é necessário preencher o campo. 

3. É necessário adicionar um registro por vez incluído a prioridade determinada na tabela acima. 

MX

Observação: No print acima estamos utilizando como modelo o DNS da cloudflare, mas não são todos os DNS que seguem esse modelo, então caso tenha alguma dúvida entre em contato com o suporte do seu servidor DNS.

 

Importante: Além do registro MX é importante que seu domínio também tenha o registro SPF configurado na zona DNS,  pois dessa forma a entrega dos seus e-mails se torna ainda mais segura. Saiba mais em A importância do registro SPF no envio de e-mails.

%d blogueiros gostam disto: