Buscando saber o que é SSO? Veio ao lugar certo! O SSO significa “Single Sign-On”, um método de autenticação e autorização que possibilita que usuários acessem diversos aplicativos com um único login, utilizando apenas um nome de usuário e senha.
Por ser uma ferramenta que oferece mais praticidade no dia a dia, especialmente em momentos em que há necessidade de acessar várias plataformas, com o SSO será necessário apenas uma chave, que abre todas as portas de uma única vez.
No conteúdo a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o que é SSO, como funciona o Single Sign-On, as vantagens de aderir na empresa e algumas dicas essenciais.
O que é SSO (Single Sign-On)
Em português, conhecido como “login único”, o SSO (Single Sign-On) é uma tecnologia de autenticação que possibilita que o usuário use um login único para acessar diversas portas de uma vez.
Com o SSO, o usuário consegue acessar uma única janela de login para várias aplicações, o que facilita a integração das credenciais, simplificando o processo de autenticação.
Tanto empresas quanto pessoas físicas podem usufruir desses benefícios, uma vez que o SSO é considerado uma das melhores soluções para gestão de senhas.
Como funciona o Single Sign-On
Antes de entender como funciona, é necessário saber que existem diferentes tipos de SSO, fundamentados em diversos protocolos.
O SSO se baseia no conceito de autenticação federada, ou identidade federada, que conecta uma identificação eletrônica e suas características com sistemas autônomos e confiáveis.
Quando um usuário é considerado confiável por um sistema, ele recebe automaticamente acesso a todos os outros sistemas interligados a ele.
Na prática, aprender como funciona o SSO é descomplicado. Observe:
- Quando o usuário acessa um serviço com o login SSO, um token de autenticação é gerado e armazenado no navegador ou nos servidores nos quais a solução de SSO está implementada.
- Qualquer site ou aplicativo acessado posteriormente será automaticamente verificado pelo serviço SSO, enviando o token do usuário para confirmar a identidade e fornecer acesso.
- É dessa forma que a operação fica automática para todos os serviços, plataformas e ferramentas integradas ao SSO.
Exemplo do SSO aplicado no dia-a-dia
Caso nunca tenha escutado sobre o que é SSO, é fácil exemplificar o uso.
- Uma das aplicações do Single Sign-On é o login unificado do Facebook e Google.
O SSO do Google é atualmente o mais famoso. Ao fazer login no Gmail, é possível acessar outros serviços do Google, como Drive, Planilhas, Apresentações, entre outros.
Na parte empresarial, existem outras soluções desenvolvidas com foco em proporcionar o SSO às empresas.
Dessa forma, os sistemas utilizados diariamente na empresa ficam unificados, tornando a gestão de usuários e o acesso simplificados.
Qual a importância e as vantagens de usar SSO
Quando se trata de melhorar a eficiência das tarefas e a gestão de tempo, nunca é demais contar com tecnologias e soluções eficazes. E essa é apenas uma das vantagens que o SSO oferece!
A seguir, listamos outros motivos e vantagens para usar o SSO. Dê uma olhada!
Reduz a necessidade de várias senhas
Conforme a tecnologia se torna mais necessária no dia a dia da empresa, é normal que diversas ferramentas sejam adicionadas ao fluxo de trabalho.
No entanto, essas ferramentas necessitam logins e senhas próprias para acesso.
E gerenciar todas essas senhas, principalmente de forma individual, pode ser um desafio e causar transtornos ao longo do tempo.
O SSO integrado na empresa oferece a oportunidade de superar essa dificuldade ao unificar o login para os principais sistemas, ou até mesmo para todos, se preferir. Dessa forma, o colaborador utilizará apenas um único login e senha para acessar e trabalhar.
Melhora a segurança
Por mais que pareça que o SSO possua vulnerabilidades, a verdade é que essa solução pode tornar a gestão de acessos mais segura, principalmente em empresas.
O SSO permite que informações sejam obtidas em tempo real sobre quem está acessando, quando e de onde está acessando, possibilitando que a equipe reaja rapidamente para proteger os sistemas.
Com isso, as soluções de SSO acabam reforçando a segurança da empresa. Por exemplo, caso um funcionário perca um dispositivo conectado ao SSO, a equipe de TI consegue, através do painel, bloquear o acesso neste dispositivo específico.
Eleva a experiência do usuário
É comum esquecer senhas e errar o login, o que pode até mesmo causar algum estresse no momento.
É exatamente esse tipo de situação que o SSO resolve, tornando a experiência do usuário melhor e permitindo que ele utilize sistemas e dispositivos de forma muito mais fácil.
Basta conectar rapidamente e começar a trabalhar sem problemas.
Colabora com o compliance
Hoje em dia, é muito importante prestar atenção à segurança das informações, especialmente com a LGPD em vigor.
O SSO pode ser útil de diversas formas, ajudando a reduzir ataques de phishing, ao reforçar práticas para criar senhas, como usar letras maiusculas, caracteres especiais, números, entre outros.
Ele também torna mais fácil auditar quem acessa o sistema. Dessa forma, a empresa consegue controlar quem acessa os dados de forma mais eficiente, estabelecendo uma ordem para quem tem acesso.
Estimula a produtividade
Hoje em dia, os usuários precisam de mais rapidez e continuidade para realizar suas tarefas de forma mais ágil e eficiente.
A autenticação SSO elimina a necessidade de supervisão manual por parte do time de TI, possibilitando acesso rápido a diversos aplicativos e sistemas com apenas um clique, consequentemente aumentando a produtividade dos usuários.
Aumenta a eficiência do time de TI
Como falamos acima, além de facilitar o acesso a sistemas e aplicativos, a gestão de tempo e eficiência do time de TI também sofre benefícios.
Isso porque, o SSO contribui para que sejam implementadas outras práticas de segurança, como a autenticação em diversos fatores e verificação de identidade.
Tudo isso garante que apenas quem for autorizado tenha acesso ao ecossistema da empresa.
Por que o SSO é importante para funcionários que trabalham home office
Atualmente, as empresas estão mais focadas em adotar modelos de trabalho mais flexíveis, como o anywhere office ou home office.
No entanto, um dos maiores obstáculos desses modelos descentralizados é o gerenciamento de pessoas.
É comum que as empresas desperdicem tempo controlando pequenos detalhes, como a supervisão de tarefas (microgestão) ou o gerenciamento de acessos manualmente.
Elas precisam ter uma comunicação eficaz para continuar ajudando os funcionários a acessar os sistemas, como, por exemplo, fornecer novas senhas.
Ao implementar o Single Sign-On, esse problema desaparece. Tudo é feito com apenas uma senha, e os responsáveis conseguem gerenciar acessos através do painel do SSO.
Isso simplifica a visualização, permitindo que problemas sejam identificados de forma imediata.
Veja também: Confiança no trabalho: como a tecnologia ajuda na construção da cultura empresarial
Quais cuidados devem ser tomados ao aderir ao SSO
Escolher a melhor solução para a empresa requer muito cuidado, e com o sistema SSO não é diferente.
As especificações do SSO dependem de diversos fatores. Ou seja, quais cuidados devem ser tomados na escolha do sistema ideal? Algumas das especificações para se prestar atenção são:
- Tipos de usuários que utilizarão os sistemas da empresa;
- Quais são suas necessidades;
- A solução é baseada em nuvem ou on-premise;
- A solução pode acompanhar o crescimento da empresa e todas as necessidades;
- Existem recursos extras que a solução oferece para garantir que apenas os autorizados acessem o sistema;
- Quais sistemas o SSO precisa integrar.
O que saber antes de implementar o SSO na empresa
Para colaborar com a produtividade e a melhoria da rotina dos funcionários, alguns passos devem ser seguidos, como por exemplo:
- Entenda a solução: confira se o SSO oferece a integração necessária com todos os aplicativos e soluções da empresa;
- Saiba como a integração é feita: existem sistemas que são ativamente integrados à solução SSO, principalmente se forem desenvolvidas pelo mesmo provedor, enquanto outros exigem conhecimento técnico;
- Conheça os destaques da solução: além da agilidade, a solução precisa oferecer recursos extras de segurança, bem como ferramentas de monitoramento, que garantam uma melhor gestão de acessos.
Quais as desvantagens do SSO
Por mais que o Single Sign-On seja fácil de usar, dependendo da situação, algumas desvantagens podem ser pontuadas. E algumas delas são:
- Compatibilidade com sistemas e aplicativos: pode acontecer de um aplicativo não ser integrável à solução de SSO. Por isso, é necessário ter certeza de que a solução permite o máximo de integração.
- Possíveis fragilidades: existem sistemas que não entregam o que prometem, sendo importante lidar com provedores de confiança que ofereçam fatores de autenticação adicionais e diversos recursos de gestão.
- Riscos de acesso: se alguém roubar um dispositivo conectado via SSO e a empresa não for notificada imediatamente, é possível acessar os sistemas aos quais o dono do dispositivo tinha permissão de acesso. Por isso, é importante ter recursos de autenticação adicionais, como a autenticação multifator.
Além do SSO: Conheça a ferramenta conecta suite!
Recomendada para administradores de painel de usuários do Google Workspace, com a Conecta Suite você pode personalizar e gerenciar usuários de forma eficiente, além de criar e aplicar assinaturas de e-mail exclusivas para cada colaborador.
Com um registro seguro e preciso de logins, você terá total controle e transparência sobre as atividades dos usuários. Obtenha uma visão clara do status de cada um e receba um diagnóstico detalhado com pontos de melhoria através do nosso painel corporativo.
E agora que você já sabe o que é SSO, que tal elevar a administração digital da sua equipe? Conheça o trial gratuito da Conecta Suite e otimize a rotina da sua empresa!