Pular para o conteúdo

6 ferramentas de tecnologia para otimizar a gestão de TI

gestor de TI administrando ferramentas de tecnologia

Na era digital em que vivemos, a gestão de Tecnologia da Informação (TI) tornou-se uma peça fundamental para o sucesso e eficiência de qualquer empreendimento. 

Por isso, o gestor de TI desempenha um papel crucial ao liderar e coordenar atividades relacionadas à tecnologia, navegando por um cenário em constante evolução.

Hoje, com a crescente facilidade de acesso à internet e a transformação digital, acompanhamos uma integração cada vez mais profunda da automatização em nosso cotidiano.

E independentemente do tamanho do seu negócio, as ferramentas de tecnologia desempenham um papel essencial na organização, identificação de problemas e no aumento da produtividade

No artigo de hoje, exploraremos 7 ferramentas de tecnologia para otimizar a gestão de TI, proporcionando benefícios para as empresas, independentemente do setor em que atuam. 

Como as ferramentas de tecnologia podem ajudar os times de TI

As ferramentas de tecnologia da informação podem ajudar os times de TI na organização, na automatização e nos cuidados de dados, facilitando algumas etapas internas, integrando, conectando, e comunicando com mais eficiência.

Essas ferramentas de TI são softwares, programas e aplicativos que conseguem fazer com que a tarefa flua melhor e tenha um resultado mais satisfatório. 

Ou seja, elas ajudam a automatizar funções de organização focada em tarefas que exigem repetição, cooperando com o processo e deixando que a inteligência do computador adiante e realize as tarefas.

Saber estruturar e gerenciar as equipes para que a empresa trabalhe em prol de um objetivo pode parecer um desafio na gestão de TI e, nesse quesito, aplicativos, programas e softwares colaboram na administração de colaboradores, gestão de times inteiros e integração entre os objetivos em comum das tarefas.

Tratamento de dados como sistemas CRM e ERP auxilia organizações a reunir e armazenar informações técnicas de formas práticas e seguras.

Essa é uma das formas que diminuem o risco de dados empresariais vazados, integrando-se ao acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No caso de agilidade em processos, as ferramentas de tecnologia da informação permitem que tarefas fiquem visíveis para os usuários, com a possibilidade de incluir prazos e até mesmo arquivos dentro das ferramentas, proporcionando um acompanhamento mais de perto.

Um time entrosado conversa entre si, promove melhorias no trabalho e, por consequência, conquista as metas estabelecidas.

💡 Saiba mais: 11 Ferramentas do Google para Empresas que vão impactar o seu negócio

6 ferramentas de tecnologia para otimizar a gestão de TI

O gestor de TI possui um papel fundamental na empresa, pois ele garante que o funcionamento e a integração dos sistemas de informação estejam corretos, tornando as etapas internas mais eficientes.

Além disso, a gestão de TI desempenha uma importante função na proteção de informações da empresa contra vazamento de dados e ataques cibernéticos, permitindo que a empresa acompanhe as tendências tecnológicas, aplicando-as e impulsionando a competitividade e o crescimento.

Para isso, é importante que tudo esteja funcionando conforme a empresa precisa, mesclando com boas escolhas, profissionais qualificados, e ferramentas de TI programadas para as necessidades do negócio.

Algumas das principais ferramentas de tecnologia que auxiliam a otimização de tarefas diárias e ajudam o gestor de TI são:

Trello

Considerada uma das ferramentas mais conhecidas em relação à organização, o Trello permite que o usuário decida como usar. Com o principal objetivo de organizar e mostrar os projetos, o próprio usuário consegue criar e organizar a ferramenta da seguinte forma:

  • Definir objetivos;
  • Criar etapas;
  • Criar atualizações de processo;
  • Atividades em andamento;
  • Atividades para iniciar;
  • Atividades concluídas.

Jira

Com a possibilidade de execução simultânea de tarefas, o Jira aumenta o acompanhamento integrado com a equipe em diferentes ambientes de forma natural.

Ideal para o gerenciamento de projetos, possui uma interface simples e é muito intuitivo em relação ao trabalho a ser executado, além de oferecer a possibilidade de diferentes personalizações.

O Jira faz com que tarefas sejam organizadas com mais facilidade e permite abordar escopos como Agile, Scrum, lean, entre outros. 

A facilidade de trabalhar com essa ferramenta de tecnologia permite que o gestor de TI atue com diretrizes e equipes distintas de forma simultânea e orgânica, sem problemas.

Uma das maiores e melhores utilidades dessa ferramenta dpara a TI podem ser:

  • Acompanhar processos e suas etapas (concluído, em andamento e atrasos);
  • Documentar resultados;
  • Medir tempo gasto na solução de problemas.

painel da ferramenta Jira

Amplitude

Uma boa ferramenta de TI analitica para softwares que permite uma avaliação detalhada, podendo informar:

  • O tempo em que o cliente ficou nos menus;
  • Medir quantas vezes determinado botão foi clicado pelo cliente;
  • Acesso a determinada aba do sistema.

Esses dados colaboram para o entendimento do produto, de como ele pode ser melhorado e, até mesmo, ajudar com os próximos passos da empresa.

Painel da ferramenta Amplitude

Asana

Focada em acompanhamento e definição de atividades, colabora para o funcionamento melhorado da equipe, tanto os que trabalham no próprio projeto quanto em projetos pessoais, trabalhos em grupo, ou que simplesmente dependem da parceria de outros usuários.

Asana também pode enviar alertas que contribuem na organização e no cumprimento dos objetivos, ótimo para gestores de TI administrarem mais de perto o que a equipe precisa.

Painel da ferramenta Asana

Miro

Essa ferramenta possibilita para a TI a digitalização de anotações, post-its, projetos e qualquer coisa que esteja no papel. 

Além disso, oferece organização personalizada e a inclusão de informações conforme desejado.

Permite também a definição da aplicação dessas informações, assim como a distribuição de atividades e movimentações.

O seu sistema de Tags é aliado para marcar quem são os responsáveis (gestores de TI, usuários corporativos, dentre outros), em cada projeto criado.

Painel da ferramenta Miro

Conecta Suite

Ferramenta de tecnologia especializada em solucionar problemas tecnológicos empresariais, a Conecta Suite permite que a gestão de tempo e produtividade do time seja elevada combinando com a segurança digital dos ambientes corporativos.

A Conecta Suite desenvolve soluções SaaS para otimização da gestão de usuários corporativos do Google workspace.

Pensado para simplificar a rotina dos gestores de TI e de administradores do Google Workspace, a ferramenta proporciona segurança e regência de qualidade, permite configurações em massa, controle de acesso ao Google Drive por horário, além de funções comuns da plataforma do Google Workspace.

Painel da ferramenta Conectasuite

Além do plano básico ser gratuito e já simplificar a gestão, você pode assinar outros planos com funcionalidades mais completas de acordo com as necessidades do seu time. 

Ficou animado com as habilidades para liderar o time de TI com sucesso e evoluir a dinâmica dos projetos com as ferramentas de tecnologia? Então não perca tempo, conheça nosso trial gratuito de 14 dias e descubra como a Conecta Suite pode elevar a experiência digital da sua empresa!

Previna horas extras sem autorização com a Conecta Suite. Teste grátis.

Outros artigos

Conheça a