Pular para o conteúdo

Gestor de TI: 7 habilidades para liderar o time de tecnologia com sucesso

equipe trabalhando juntos no projeto de TI

A tecnologia evoluiu e conquistou uma parte do mundo dos negócios, trazendo mudanças expressivas na forma como as empresas atuam. 

Dessa forma, as habilidades de um gestor de TI se tornaram essenciais em todos os setores empresariais, fazendo com que os profissionais ganhem mais visibilidade.

Por isso, elevar o nível das skills é importante para atender não só demandas, mas para se destacar como um gestor de Tecnologia da Informação de excelência.

E no artigo a seguir, será possível entender quais skills vão colaborar para o seu desenvolvimento profissional. Vamos lá!

O que faz um Gestor de TI

O gestor de Tecnologia da Informação precisa exercer uma responsabilidade desafiadora e variada, com diferentes rotinas e demandas, sendo o responsável pela infraestrutura da equipe para que as operações ocorram de forma segura e satisfatória.

A rotina pode incluir o acompanhamento de redes, servidores, sistemas de armazenamento, administração do Google Workspace, implementação de segurança cibernética e proteger todos os ativos da empresa contra qualquer tipo de ameaça.

O gestor da TI também precisa gerenciar ciclos de sistemas de hardware e software, organizar aquisições, atualizações e até mesmo manutenção.

Além da solução de possíveis problemas técnicos, responsabilizando-se pela disponibilidade de aplicativos e sistemas que são essenciais para a empresa.

💡 Saiba mais: 11 Ferramentas do Google para Empresas que vão impactar o seu negócio

7 habilidades de um Gestor de TI

Para alcançar a excelência como um coordenador de TI, possuir habilidades que vão além da capacidade técnica é essencial, pois gestores são líderes que necessitam de capacitação para que a equipe abrace todo seu potencial, trocando de forma eficaz com os profissionais.

Conhecidas como soft skills, o gestor deve conseguir organizar e aplicar suas habilidades colaborando para uma gestão de tempo e produtividade que impacte o time e a empresa positivamente.

Por isso, separamos algumas das habilidades que são essenciais para o gestor de TI se desenvolver:

  1. Ser flexível;
  2. Estar sempre atualizado;
  3. Ser comunicativo com a equipe;
  4. Integre todos os colaboradores;
  5. Visão estratégica;
  6. Seja fluente em outros idiomas;
  7. Supervisione resultados.

Ser Flexível

Pelo fato da área da Tecnologia da Informação estar em constante mudança, estar adaptado a transformações e ao fit cultural da empresa é a primeira dica.

Buscar soluções executáveis para que os problemas da empresa sejam resolvidos é fundamental, evitando impactos maiores.

Se adaptando ao que a organização precisa, ser flexível com outros colaboradores também é importante, ou seja, mesmo exigindo deles, é preciso respeitar possíveis falhas e imprevistos. 

Com isso, você cria uma postura mais flexível e estreita os laços de confiança no trabalho. 

💡Saiba mais: Confiança no trabalho: como a tecnologia ajuda na construção da cultura empresarial

Estar sempre atualizado

A evolução da tecnologia é constante, e o bom gestor de TI deve aderir às mudanças e novidades, se possível no mesmo tempo em que elas acontecem.

Tirar alguns minutos do dia para entender melhor as atualizações do mercado, artigos e vídeos que estão disponíveis é uma das formas de se manter atualizado sobre o que acontece.

Ampliar conhecimento com cursos e especializações é outra forma de absorver conhecimento e colaborar para um trabalho bem executado.

Estar antenado no que acontece permite que o gestor de TI ofereça para a organização o que há de melhor, seja em softwares, gestão e análise de dados, sistemas de segurança e afins.

Ser comunicativo com a equipe

Ao assumir o cargo de liderança, uma das principais habilidades de um gestor é a capacidade do diálogo e da compreensão com a equipe.

Pois, sem comunicação, a troca de informações e qualquer outro objetivo definido para a equipe podem e são colocados em risco.

O gerente de tecnologia lidera atividades, e liderar é organizar, canalizar os colaboradores para que façam o que a empresa espera dos mesmos.  

Integre todos os colaboradores

Diretamente ligada com a habilidade de gestão anterior, a integração é necessária para que os resultados sejam alcançados da forma que a empresa projeta.

Compartilhar informações de forma facilitada e otimizada com todos os profissionais é fundamental para alavancar a produtividade e melhorar o entrosamento entre os times.

A Conecta Suite, por exemplo, é uma ferramenta de integração com o Google Workspace, permitindo que o gestor de TI implemente e desenvolva de forma mais eficiente e segura essa integração.

Visão estratégica 

Medir resultados, analisar ciclo de vida das informações além de coordenar com competência está diretamente ligada com uma boa visão estratégica.

Entender a importância da tomada de decisões baseada em indicadores e dados confiáveis e precisos é fundamental para uma boa gestão.

Seja fluente em outros idiomas

Dominar outros idiomas para além do inglês é um diferencial nas habilidades de um gestor, pois o inglês por si só deixou de ser especial e se tornou necessário na área de TI.

Por isso, gestores de TI que não possuem familiaridade com o inglês acabam perdendo espaço para concorrentes, então procure sempre se manter atualizado com o idioma, aprimore o vocabulário e aprenda expressões.

Outros idiomas como espanhol, francês e alemão são um diferencial que ajuda a aproveitar oportunidades de emprego, além de mostrar que você está sempre em busca de conhecimento e de aprimoramento do currículo.

Supervisione resultados

Toda ação tem uma reação, e no dia a dia isso também deve ser aplicado pelo gestor de TI analisando os resultados, se são negativos ou positivos, com possibilidade de melhorar constantemente.

Erros também são resultados, e analisar é essencial para que seja determinado quais mudanças podem ser tomadas para que a organização evolua e não permita o mesmo erro.

Dicas bônus para se desenvolver na carreira

  • Cuide da sua saúde;
  • Faça networking;
  • Reconheça que precisa delegar ou terceirizar;
  • Use ferramentas para otimizar a rotina.

Cuide da sua saúde

Infelizmente, muitos gestores de TI não cuidam da saúde mental e acabam adoecendo.

Isso porque o estresse e doenças no geral costumam gerar problemas maiores, prejudicando o funcionamento do corpo inteiro, atrapalhando seu desempenho na vida pessoal e profissional.

Portanto, fazer atividades físicas, pausas no trabalho e um check-up periódico ajudam a aliviar o estresse do corpo e melhora o humor, além de aumentar a concentração.

Faça networking

O bom relacionamento é essencial para as habilidades de um gestor, pois conhecer profissionais do mercado e manter contato permite a troca de experiências e de skills.

Participar de eventos e palestras é um ótimo exemplo, permitindo indicações e notoriedade.

Aprender a delegar ou terceirizar

Reconhecer os próprios limites é uma das principais habilidades de um gestor de TI qualificado, pois é preciso entender quando determinada tarefa pode ser feita por outro membro da equipe, ou perceber que precisa do apoio de um profissional terceirizado.

Considerado de praxe para a maioria das empresas, terceirizar ajuda os setores em alguns fatores como:

  • Aumenta a eficiência do trabalho;
  • Reduz custos;
  • Evolui as habilidades do time;
  • Oferece melhores resultados.

Com isso, caso se sinta sobrecarregado, ou algum colaborador esteja preparado para tal atividade, delegar não é um problema, muitas vezes é a solução.

Usar critérios, escolher bons profissionais e escutar o que os mesmos dizem, colabora com um time integrado, informado, participativo e, acima de tudo, colaborativo.

Use ferramentas para otimizar a rotina

Assim como delegar é fundamental, o gestor de TI pode contar com o apoio de ferramentas para otimizar o time de tecnologia, como a Conecta Suite, uma extensão gratuita do Google Workspace, por exemplo.

A Conecta Suite facilita a gestão de usuários corporativos e permite configurações em massa, além do controle de acesso do drive por horário e delegação de funções simples da plataforma do Workspace. 

Além do plano básico ser gratuito e já simplificar a gestão, você pode assinar outros planos com funcionalidades mais completas, de acordo com as necessidades do seu time. 

Ficou animado com as habilidades para liderar o time de tecnologia com sucesso? Então não perca tempo, conheça nosso trial gratuito de 14 dias e descubra como a Conecta Suite pode elevar a experiência digital do seu time!

Evite horas extras indesejadas com o controle de acesso da Conecta Suite. Teste grátis!

Outros artigos

Conheça a