O que é GPTW e qual a sua importância para empresas

Seis colegas de trabalho em uma sala de reunião, duas delas fazendo um high five, representando cooperação e sucesso em equipe, enquanto os outros sorriem e observam.

Você sabe o que significa GTPW? O Great Place to Work é uma autoridade global no mundo corporativo que ajuda organizações a identificar, criar e manter ambientes de trabalho excelentes. 

Por meio de uma rigorosa análise de práticas de gestão e feedback dos funcionários, o GPTW certifica e classifica empresas que se destacam em criar uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. 

A certificação GPTW é um reconhecimento aclamado, que demonstra comprometimento com a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Quer saber o que é o GPTW, como funciona e como conquistar esse selo na sua empresa? Então continue a leitura!

O que é o GPTW

O Great Place to Work, traduzido para o português como “Melhores Lugares para Trabalhar”, é um certificado idealizado pelo jornalista Robert Levering, em meados de 1980.

A proposta inicial da editora era que fosse criado um livro, que indicasse as 100 melhores empresas da América para trabalhadores.

Desde então, o selo cresceu, ganhou mais espaço e aumentou sua reputação com o mercado, indicando quais são as melhores empresas classificadas na visão dos funcionários, que avaliam diversos parâmetros relacionados com o ambiente de trabalho, organização e gestão de pessoas.

Leia também: 7 Dicas para melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho

Qual é a importância do GPTW

O selo GPTW pode dar privilégios diversificados para a organização, pois é considerado um dos certificados mais importantes e de maior reconhecimento quando se trata da gestão de pessoas em um ambiente de trabalho.

Ele melhora a reputação da marca no mercado, sendo capaz de atrair profissionais mais talentosos e qualificados, além de indicar para clientes e parceiros que a empresa se preocupa com seus colaboradores.

Outras vantagens que o selo GPTW oferece é a indicação de pontos fracos e fortes da empresa, dando margem para identificar o que pode ser melhorado em determinado setor e entender a melhor forma de investir na melhoria da organização.

Como funciona o GPTW e sua metodologia

Por ser a consequência de um trabalho rigoroso de escutar e entender os funcionários, o GPTW funciona através de uma pesquisa que foi alcançando e impactando milhares de pessoas no mundo inteiro.

A pesquisa é feita através de um questionário que traz diversos temas, principalmente o relacionamento dos colaboradores no ambiente de trabalho, envolvendo temas como:

  • Benefícios;
  • Reconhecimento;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Desenvolvimento.

A partir dessa captação, a empresa recebe uma nota. Ao todo, são 63 “requisitos”, especificados com a escala Likert, variando entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”.

Essas afirmativas são classificadas em 5 diferentes dimensões, que constroem a metodologia GPTW Trust Index (Índice de Confiança), e elas são:

  • Credibilidade;
  • Respeito;
  • Imparcialidade;
  • Orgulho;
  • Camaradagem.

Com essas dimensões, é possível que seja constatado se o ambiente de trabalho é confiável, o quanto os funcionários confiam em seus gestores, se admira o que faz e como é o relacionamento entre os colaboradores.

Vale lembrar que são as empresas que decidem aplicar a pesquisa e assumem a responsabilidade de seguir as regras do processo assinaladas no Termo de Compromisso, deixando especificado que a empresa não pode obrigar os funcários a responder a pesquisa, coagir, ou até mesmo oferecer recompensas na participação da pesquisa.

Ou seja, caso o colaborador tenha sido selecionado para responder, é um direito do próprio colaborador decidir se participará ou não, principalmente sem dar seu nome, pois a pesquisa é anônima e sigilosa.

Leia também: O que é Google Workspace? Descubra como funciona e para que serve!

Como conquistar o selo GPTW

Devido ao fato do selo ser conquistado através da opinião dos colaboradores da organização, mostra que o título é consequência de como a cultura está presente na rotina da empresa. 

A partir disso, separamos algumas dicas para ajudar a sua empresa a conquistar o selo Great Place To Work, confira:

Cultura organizacional

Uma cultura organizacional bem construída permite que os colaboradores que estão em etapa de recrutamento estejam alinhados com os valores da empresa, evitando contratar quem não está de acordo com os valores e cultura propostos inicialmente pela organização.

Além disso, ter uma cultura organizacional na prática cria um ambiente seguro e transforma a sua empresa em um lugar melhor para os funcionários.

Desenvolva o time e seja transparente

A comunicação costuma ser um dos principais pontos de melhoria de uma empresa.

No momento em que um líder deixa de passar informações, ou repassa de forma incorreta, a confiança entre ele e o time pode ser quebrada e, por consequência, o desempenho é comprometido.

Por isso, estimule os líderes a serem claros e objetivos incentivando a cultura de feedbacks, de desenvolvimento, sejam eles através de cursos, workshops e treinamentos.

Veja mais: Gestor de TI: 7 habilidades para liderar o time de tecnologia com sucesso

Estimule a cultura dos Feedbacks

A transparência deve vir de ambos os lados, por isso, estimular que a equipe fale sobre a visão geral sobre a empresa é uma das melhores formas de equilibrar e manter o negócio alinhado às expectativas dos colaboradores, bem como suas necessidades.

Ofereça benefícios

Benefícios não querem dizer salário alto. Benefícios bons são aqueles considerados pelos colaboradores que a empresa está preocupada com seu bem-estar individual e com as transformações da sociedade.

Alguns dos benefícios mais usados são:

  • Auxílio psicológico;
  • Parcerias com academias;
  • Licença maternidade e paternidade estendidas, entre outros.

Quais diferenças entre ranqueamento e certificação no GPTW

É normal confundir, mas na verdade são dois processos dentro do GPTW. O primeiro é de certificação, está exclusivamente atrelado à percepção que o colaborador tem sobre o ambiente de trabalho, através de respostas do questionário disponibilizado.

O segundo processo é o Ranking, e para ter sua empresa ranqueada no Great Place To Work Brasil alguns passos são necessários, como por exemplo: 

  • Ter a certificação GPTW;
  • Enviar o conjunto de suas práticas de gestão de pessoas, que é avaliado pela equipe de pesquisadores do GPTW.

Por exemplo, em 2022, mais de 3 mil empresas participaram do processo de pesquisa. Dessas, 60% conquistaram o selo de certificada em bom ambiente organizacional, mas menos de 4% entraram na lista do Ranking nacional, que classifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. 

Porque o GPTW não comercializa o selo

Pelo fato da empresa ser sem fins lucrativos, apenas o processo de aplicação da pesquisa é pago, o selo em si não.

Para que a empresa receba o certificado GPTW, é necessário uma quantidade mínima de funcionários que respondem à pesquisa, podendo variar conforme o tamanho da empresa.

A cada 10 colaboradores, 7 precisam avaliar a empresa de forma positiva, tendo como resultado um mínimo de 70% no nível de satisfação, ou Índice de Confiança. 

Atualmente, a média de clientes ultrapassa os 5 mil e aproximadamente 3 mil certificados, ou seja, nem todas as organizações que participam do processo, conquistam o selo GPTW.

Isso acontece, pois a seriedade encarada diante das análises e pesquisas permitiu que a metodologia virasse uma régua poderosa, guiando o mundo dos negócios e possibilitando também que as empresas que tenham o certificado GPTW se tornassem referência no mercado.

E quanto a todas essas empresas que são certificadas, não quer dizer que sejam perfeitas. Toda organização tem pontos a melhorar. Muitas, inclusive, estão há anos com o certificado GPTW, mas continuam possuindo pontos em que é possível aperfeiçoar e modificar, por exemplo.

O que a empresa ganha com GPTW?

Uma das missões que o GPTW estimula nas organizações é comunicar ao mundo como sua empresa é boa de trabalhar, elevando as reações da sua estrutura no mercado.

E alguns dos ganhos e benefícios que a empresa pode ter são:

Recrutar os melhores talentos 

Uma cultura empresarial de qualidade é um dos principais pré-requisitos para quem busca emprego.

A certificação GPTW deixa claro que os funcionários atuais estão de acordo e apoiam a liderança e a cultura da organização, mostrando aos candidatos que os funcionários são valorizados e recomendam o ambiente de trabalho para outras pessoas.

Medir e melhorar a cultura da organização

O certificado GPTW está atrelado diretamente com os resultados da pesquisa Trust Index. Após a coleta e análise das informações, a empresa receberá uma análise detalhada da cultura. 

Nela, é possível identificar informações com a visão dos funcionários em relação a um local de trabalho justo, seguro, com sentimento de pertencimento e o relacionamento com a liderança.

Tornar-se elegível à premiações relacionadas à cultura de empresas

Assim que a certificação é feita, a empresa já pode aplicar para listas de melhores empresas para trabalhar. Alguns prêmios que são possíveis participar são:

  • Melhores Empresas para Trabalhar – 50+;
  • Melhores Empresas para Trabalhar – Varejo;
  • Melhores Empresas para Trabalhar – Pequenas Empresas;
  • Melhores Empresas para Trabalhar – Jovens Potência.

Reforça os valores da empresa

A certificação reforça que a organização promove missão, valores e cultura que se importam com seus colaboradores. Com isso, a opinião dos funcionários define os resultados e a certificação GPTW pode sim ser um lembrete de que a empresa é um bom lugar para trabalhar.

Leia também: 9 dicas de proteção de dados empresariais: reforce a segurança da sua empresa

Agrade clientes, acionistas e outras partes da organização

Como dito anteriormente, o certificado GPTW é uma maneira convincente de mostrar e validar que o ambiente organizacional está de acordo e engajado com questões ambientais, de governança e sociais, além de que a empresa cuida bem de seus funcionários.

Crie um ambiente integrado e de confiança

Normalmente, pedir que funcionários colaborem com a pesquisa sobre sua experiência de trabalho gera um sentimento positivo, pois os colaboradores gostam de expressar suas opiniões.

E entre as melhores empresas, escutar e compreender os funcionários é um dos pilares. Quando a equipe está focada em criar uma cultura positiva no ambiente de trabalho, a percepção muda e os funcionários confiam e se sentem como prioridade na empresa.

Transforme suas assinaturas de e-mail com a Conecta Suite e adicione o selo GPTW! 

Todas as empresas que são certificadas pelo GPTW são incentivadas a exibir o selo em assinaturas de e-mail, permitindo que não só a comunicação interna, mas a comunicação externa divulgue o que foi conquistado, ampliando ainda mais a notícia, espalhando para um público maior.

E a Conecta Suite, por meio de uma extensão disponível no Marketplace do Google Workspace, oferece algumas funcionalidades, como a criação e aplicação de assinaturas de e-mail em massa para os colaboradores da empresa, desde que sejam administrados pelo Google Workspace.

Não perca a chance de elevar sua comunicação profissional, baixe a extensão grátis e experimente as funções avançadas por 14 dias!

Compartilhe

Fortaleça a proteção digital da sua empresa com a gestão segura de usuários

Crie sua conta gratuita e conte com nossa ajuda! A Conecta Suite já é a escolha de mais de 90 mil usuários na América Latina.