Pular para o conteúdo

O que é SSO (Single Sign-On), como funciona e quais as vantagens

gestora aplicando SSO na empresa

Buscando saber o que é SSO? Veio ao lugar certo! O SSO significa “Single Sign-On”, um método de autenticação e autorização que possibilita que usuários acessem diversos aplicativos com um único login, utilizando apenas um nome de usuário e senha.

Por ser uma ferramenta que oferece mais praticidade no dia a dia, especialmente em momentos em que há necessidade de acessar várias plataformas, com o SSO será necessário apenas uma chave, que abre todas as portas de uma única vez.

No conteúdo a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o que é SSO, como funciona o Single Sign-On, as vantagens de aderir na empresa e algumas dicas essenciais.

O que é SSO (Single Sign-On)

Em português, conhecido como “login único”, o SSO (Single Sign-On) é uma tecnologia de autenticação que possibilita que o usuário use um login único para acessar diversas portas de uma vez.

Com o SSO, o usuário consegue acessar uma única janela de login para várias aplicações, o que facilita a integração das credenciais, simplificando o processo de autenticação.

Tanto empresas quanto pessoas físicas podem usufruir desses benefícios, uma vez que o SSO é considerado uma das melhores soluções para gestão de senhas.

Como funciona o Single Sign-On

Antes de entender como funciona, é necessário saber que existem diferentes tipos de SSO, fundamentados em diversos protocolos.

O SSO se baseia no conceito de autenticação federada, ou identidade federada, que conecta uma identificação eletrônica e suas características com sistemas autônomos e confiáveis.

Quando um usuário é considerado confiável por um sistema, ele recebe automaticamente acesso a todos os outros sistemas interligados a ele.

Na prática, aprender como funciona o SSO é descomplicado. Observe:

  • Quando o usuário acessa um serviço com o login SSO, um token de autenticação é gerado e armazenado no navegador ou nos servidores nos quais a solução de SSO está implementada.
  • Qualquer site ou aplicativo acessado posteriormente será automaticamente verificado pelo serviço SSO, enviando o token do usuário para confirmar a identidade e fornecer acesso.
  • É dessa forma que a operação fica automática para todos os serviços, plataformas e ferramentas integradas ao SSO.

Exemplo do SSO aplicado no dia-a-dia

Caso nunca tenha escutado sobre o que é SSO, é fácil exemplificar o uso.

  • Uma das aplicações do Single Sign-On é o login unificado do Facebook e Google.

O SSO do Google é atualmente o mais famoso. Ao fazer login no Gmail, é possível acessar outros serviços do Google, como Drive, Planilhas, Apresentações, entre outros.

Na parte empresarial, existem outras soluções desenvolvidas com foco em proporcionar o SSO às empresas.

Dessa forma, os sistemas utilizados diariamente na empresa ficam unificados, tornando a gestão de usuários e o acesso simplificados.

Qual a importância e as vantagens de usar SSO

Quando se trata de melhorar a eficiência das tarefas e a gestão de tempo, nunca é demais contar com tecnologias e soluções eficazes. E essa é apenas uma das vantagens que o SSO oferece!

A seguir, listamos outros motivos e vantagens para usar o SSO. Dê uma olhada!

Reduz a necessidade de várias senhas

Conforme a tecnologia se torna mais necessária no dia a dia da empresa, é normal que diversas ferramentas sejam adicionadas ao fluxo de trabalho. 

No entanto, essas ferramentas necessitam logins e senhas próprias para acesso.

E gerenciar todas essas senhas, principalmente de forma individual, pode ser um desafio e causar transtornos ao longo do tempo.

O SSO integrado na empresa oferece a oportunidade de superar essa dificuldade ao unificar o login para os principais sistemas, ou até mesmo para todos, se preferir. Dessa forma, o colaborador utilizará apenas um único login e senha para acessar e trabalhar.

Melhora a segurança

Por mais que pareça que o SSO possua vulnerabilidades, a verdade é que essa solução pode tornar a gestão de acessos mais segura, principalmente em empresas.

O SSO permite que informações sejam obtidas em tempo real sobre quem está acessando, quando e de onde está acessando, possibilitando que a equipe reaja rapidamente para proteger os sistemas.

Com isso, as soluções de SSO acabam reforçando a segurança da empresa. Por exemplo, caso um funcionário perca um dispositivo conectado ao SSO, a equipe de TI consegue, através do painel, bloquear o acesso neste dispositivo específico.

Eleva a experiência do usuário

É comum esquecer senhas e errar o login, o que pode até mesmo causar algum estresse no momento.

É exatamente esse tipo de situação que o SSO resolve, tornando a experiência do usuário melhor e permitindo que ele utilize sistemas e dispositivos de forma muito mais fácil.

Basta conectar rapidamente e começar a trabalhar sem problemas.

Colabora com o compliance

Hoje em dia, é muito importante prestar atenção à segurança das informações, especialmente com a LGPD em vigor.

O SSO pode ser útil de diversas formas, ajudando a reduzir ataques de phishing, ao reforçar práticas para criar senhas, como usar letras maiusculas, caracteres especiais, números, entre outros.

Ele também torna mais fácil auditar quem acessa o sistema. Dessa forma, a empresa consegue controlar quem acessa os dados de forma mais eficiente, estabelecendo uma ordem para quem tem acesso.

Estimula a produtividade

Hoje em dia, os usuários precisam de mais rapidez e continuidade para realizar suas tarefas de forma mais ágil e eficiente.

A autenticação SSO elimina a necessidade de supervisão manual por parte do time de TI, possibilitando acesso rápido a diversos aplicativos e sistemas com apenas um clique, consequentemente aumentando a produtividade dos usuários.

Aumenta a eficiência do time de TI

Como falamos acima, além de facilitar o acesso a sistemas e aplicativos, a gestão de tempo e eficiência do time de TI também sofre benefícios. 

Isso porque, o SSO contribui para que sejam implementadas outras práticas de segurança, como a autenticação em diversos fatores e verificação de identidade.

Tudo isso garante que apenas quem for autorizado tenha acesso ao ecossistema da empresa.

Por que o SSO é importante para funcionários que trabalham home office

Atualmente, as empresas estão mais focadas em adotar modelos de trabalho mais flexíveis, como o anywhere office ou home office.

No entanto, um dos maiores obstáculos desses modelos descentralizados é o gerenciamento de pessoas.

É comum que as empresas desperdicem tempo controlando pequenos detalhes, como a supervisão de tarefas (microgestão) ou o gerenciamento de acessos manualmente.

Elas precisam ter uma comunicação eficaz para continuar ajudando os funcionários a acessar os sistemas, como, por exemplo, fornecer novas senhas.

Ao implementar o Single Sign-On, esse problema desaparece. Tudo é feito com apenas uma senha, e os responsáveis conseguem gerenciar acessos através do painel do SSO.

Isso simplifica a visualização, permitindo que problemas sejam identificados de forma imediata.

💡 Veja também: Confiança no trabalho: como a tecnologia ajuda na construção da cultura empresarial

Quais cuidados devem ser tomados ao aderir ao SSO

Escolher a melhor solução para a empresa requer muito cuidado, e com o sistema SSO não é diferente.

As especificações do SSO dependem de diversos fatores. Ou seja, quais cuidados devem ser tomados na escolha do sistema ideal? Algumas das especificações para se prestar atenção são:

  • Tipos de usuários que utilizarão os sistemas da empresa;
  • Quais são suas necessidades;
  • A solução é baseada em nuvem ou on-premise;
  • A solução pode acompanhar o crescimento da empresa e todas as necessidades;
  • Existem recursos extras que a solução oferece para garantir que apenas os autorizados acessem o sistema;
  • Quais sistemas o SSO precisa integrar.

O que saber antes de implementar o SSO na empresa

Para colaborar com a produtividade e a melhoria da rotina dos funcionários, alguns passos devem ser seguidos, como por exemplo:

  • Entenda a solução: confira se o SSO oferece a integração necessária com todos os aplicativos e soluções da empresa;
  • Saiba como a integração é feita: existem sistemas que são ativamente integrados à solução SSO, principalmente se forem desenvolvidas pelo mesmo provedor, enquanto outros exigem conhecimento técnico;
  • Conheça os destaques da solução: além da agilidade, a solução precisa oferecer recursos extras de segurança, bem como ferramentas de monitoramento, que garantam uma melhor gestão de acessos.

Quais as desvantagens do SSO

Por mais que o Single Sign-On seja fácil de usar, dependendo da situação, algumas desvantagens podem ser pontuadas. E algumas delas são:

  1. Compatibilidade com sistemas e aplicativos: pode acontecer de um aplicativo não ser integrável à solução de SSO. Por isso, é necessário ter certeza de que a solução permite o máximo de integração.
  2. Possíveis fragilidades: existem sistemas que não entregam o que prometem, sendo importante lidar com provedores de confiança que ofereçam fatores de autenticação adicionais e diversos recursos de gestão.
  3. Riscos de acesso: se alguém roubar um dispositivo conectado via SSO e a empresa não for notificada imediatamente, é possível acessar os sistemas aos quais o dono do dispositivo tinha permissão de acesso. Por isso, é importante ter recursos de autenticação adicionais, como a autenticação multifator.

Além do SSO: Conheça a ferramenta conecta suite!

Recomendada para administradores de painel de usuários do Google Workspace, com a Conecta Suite você pode personalizar e gerenciar usuários de forma eficiente, além de criar e aplicar assinaturas de e-mail exclusivas para cada colaborador. 

Com um registro seguro e preciso de logins, você terá total controle e transparência sobre as atividades dos usuários. Obtenha uma visão clara do status de cada um e receba um diagnóstico detalhado com pontos de melhoria através do nosso painel corporativo. 

E agora que você já sabe o que é SSO, que tal elevar a administração digital da sua equipe? Conheça o trial gratuito da Conecta Suite e otimize a rotina da sua empresa!

Outros artigos

Conheça a